Inmet emite alertas de potenciais chuvas intensas e tempestades em mais de 15 estados

chuva_2601214145_0.webp

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para o Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Também foi emitido um alerta de perigo de chuva para áres de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e um alerta de perigo potencial de chuva para áreas do Amazonas, Maranhão, Bahia, Acre, Tocantins, Amapá, Roraima, Goiás, Pará e Distrito Federal. Todos os alertas são até este sábado (04).

O alerta de amerelo de tempestade aponta que podem ser esperadas um volume de chuva que pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, e ventos de até 60km/h, além da possibilidade de queda de granizo, assim como o alerta amarelo de perigo de chuva.

Chuvas intensas e tempestades cheguem pelo país neste sábado (14) /Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Já o alerta laranja de chuva apontam a possibilidade de um volume de chuva que pode chegar entre 50 mm e 100 mm em 24h, com ventos intensos de até 100 km/h.

O Rio Grande do Sul já começou o ano com chuvas intensas no primeiro dia do ano com bairros alagados, após a tragédia de maio de 2024, e cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre foram surpreendidos por uma chuva de granizo na última quinta-feira (02).

Os alertas amarelos indicam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Enquanto isso, o laranja possui esses riscos para as regiões afetadas, pedindo atenção dos moradores e autoridades.

A cidade de São Paulo e a Região Metropolitana já passou por problemas parecidos já que na última quinta-feira (02), a capital enfrentou uma chuva forte com estado de atenção para alagamentos, e rajadas de vento de mais de 50 km/h na zona oeste da cidade, de acordo com a Defesa Civil.

Leia também: São Paulo amanheceu com mais de 15 mil casas sem energia elétrica

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top