O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para o Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Também foi emitido um alerta de perigo de chuva para áres de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e um alerta de perigo potencial de chuva para áreas do Amazonas, Maranhão, Bahia, Acre, Tocantins, Amapá, Roraima, Goiás, Pará e Distrito Federal. Todos os alertas são até este sábado (04).
O alerta de amerelo de tempestade aponta que podem ser esperadas um volume de chuva que pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, e ventos de até 60km/h, além da possibilidade de queda de granizo, assim como o alerta amarelo de perigo de chuva.
Já o alerta laranja de chuva apontam a possibilidade de um volume de chuva que pode chegar entre 50 mm e 100 mm em 24h, com ventos intensos de até 100 km/h.
O Rio Grande do Sul já começou o ano com chuvas intensas no primeiro dia do ano com bairros alagados, após a tragédia de maio de 2024, e cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre foram surpreendidos por uma chuva de granizo na última quinta-feira (02).
Os alertas amarelos indicam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Enquanto isso, o laranja possui esses riscos para as regiões afetadas, pedindo atenção dos moradores e autoridades.
A cidade de São Paulo e a Região Metropolitana já passou por problemas parecidos já que na última quinta-feira (02), a capital enfrentou uma chuva forte com estado de atenção para alagamentos, e rajadas de vento de mais de 50 km/h na zona oeste da cidade, de acordo com a Defesa Civil.
Leia também: São Paulo amanheceu com mais de 15 mil casas sem energia elétrica