69% dos brasileiros entrevistados preferem democracia no país, aponta Datafolha

democracia_inabalada-17.webp

Uma pesquisa divulgada pelo DataFolha nesta quarta-feira (18), afirma que 69% dos brasileiros entrevistados consideram democracia como melhor forma de governo no país. No último levantamento, era de 71%. O número de pessoas deste estudo, que preferem a democracia, é o menor desde outubro de 2022, que marcou 79% de preferência pelo regime democrático.

O estudo entrevistou 2.002 eleitores em 113 cidades brasileiras e foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. De acordo com a instituição, a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Chama atenção a queda do número de pessoas que diz que tanto faz se o país é uma democracia ou ditadura, e mais ainda a subida do número de pessoas que diz preferir ditadura em certas circunstâncias.

Confiança na democracia caiu em relação a pesquisa de março – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

Na pesquisa atual 69% preferem democracia a qualquer outra forma de governo, no último levantamento em março eram 71%. Atualmente 17% acham que tanto faz, sendo que na última pesquisa era 18%. Cerca de 8% disseram preferir uma ditadura em certas circunstancias do que uma democracia, em março era 7% nessa posição. Já 6% não souberam responder e antes eram 5% que não sabiam responder.

Maioria acredita que não há chance do Brasil entrar em regime ditatorial, entretanto 21% ainda acredita que há muita chance do país se tornar uma ditadura. Mas devido aos eventos do 8 de janeiro e as investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe, as pessoas acreditam que o país correu riscos.

Entre os entrevistados, 43% entende que o país correu grande risco de golpe de Estado, 17% acredita num risco médio, 8% acha que correu risco pequeno, 25% não acha que houve riscos e 7% não soube responder.

Leia mais notícias por aqui: “Meu propósito é quebrar as barreiras e celebrar cada conquista”, diz Ana Carolina Valentim, Gerente de Marketing Global de Seda, da Unilever

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top