De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 42 unidades escolares foram impactadas pela operação policial em curso no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, nesta segunda-feira (09). A região já contabiliza mais de 40 operações policiais neste ano, e esta foi comandada pela Polícia Civil.
Moradores apontaram nas redes sociais muitos tiros na comunidade já pela manhã, com a operação que conta com 5 blindados e um helicóptero, e tanto a Avenida Brasil quanto a Linha Amarela chegaram a ser bloqueadas por conta da operação.
Além disso, duas escolas estaduais precisaram ser fechadas, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma Clínica suspendeu as atividades externas, outras três interromperam o funcionamento nesta manhã, assim como o Centro municipal de Saúde Vila do João.
Além da operação chamada de Torniquete, a Polícia Militar também está na região, nas comunidades da Vila do João, Timbau, Vila Pinheiros e Baixa do Sapateiro. Até o momento, duas pessoas foram mortas e dois homens foram feridos.
Nas redes sociais moradores denunciaram que agentes invadiram as casas durante a operação.
Leia também: Policial que executou homem negro com tiro pelas costas em frente a mercado em SP é preso