No primeiro trimestre de 2024 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A economia cresceu 0,8% em relação ao ultimo trimestre de 2023. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta terça-feira (04).
A indústria cresceu cerca de 2,8% e os serviços cresceram cerca de 3% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. A agropecuária teve um recuo de 3%. Em entrevista a Agência Brasil a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis explicou que, “Pelas questões climáticas, especialmente o El Niño [aquecimento das águas do oceano Pacífico], já se sabia que não seria um ano bom para a agropecuária”.
Segundo o IBGE, nas atividades industriais, houve queda nas atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,6%), Construção (-0,5%) e Indústrias Extrativas (-0,4%). Já a Indústria de Transformação (0,7%) teve desempenho positivo.
Nas atividades de Serviços houve crescimento em Comércio (3,0%), Informação e comunicação (2,1%), Outras atividades de serviços (1,6%), Atividades imobiliárias (1,0%) e Transporte, armazenagem e correio (0,5%). Por outro lado, houve estabilidade nas atividades de Intermediação financeira e seguros (0,0%) e Administração, saúde e educação pública (-0,1%).
Pela ótica da despesa, a Despesa de Consumo das Famílias (1,5%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (4,1%) se expandiram, enquanto a Despesa de Consumo do Governo (0,0%) registrou estabilidade.
“Em 2022 e 2023, o setor externo havia contribuído positivamente, com as exportações crescendo mais do que as importações. Nesse primeiro trimestre essa contribuição virou negativa. Estamos importando muitas máquinas e equipamentos e bens intermediários e o Real se valorizou”, disse Rebeca Palis a Agência Brasil.
Os dados divulgados ainda não contabilizam o período da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul.
Leia mais notícias aqui: Parada LGBT+ de SP: de verde e amarelo e arco-íris, milhares de pessoas se reúnem na Avenida Paulista