Relator da CPI sobre caso da Braskem em Maceió pede indiciamento da mineradora e 8 pessoas

noticia-preta-braskem-maceio-agencia-brasil.webp

Nesta quarta-feira (15), o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as atividades da Braskem em Maceió, senador Rogério Carvalho (PT/SE), pediu o indiciamento da mineradora e de mais oito pessoas ligadas à empresa.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

O relatório final, que será votado na comissão na próxima terça-feira (21), concluiu que a mineradora cometeu, ao menos, seis crimes. Dentre eles a omissão em não tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar que as minas cedessem, e o de lavra ambiciosa, por extrair mais sal-gema do que a segurança das minas permitiriam.

É importante observar que o crime ambiental de Maceió não começou com um tremor de terra no dia 3 de março de 2018. Trata-se de um crime permanente, cuja consumação perdurou por décadas”, disse o relator.

Moradores protestam contra mineradora em mensagens em muros de bairros evacuados/ Foto: Cibele Tenório – Agência Brasil

Dentre os nomes citados pelo relator, estão diretores, gerentes, engenheiros e técnicos responsáveis da companhia, e o atual vice-presidente executivo da mineradora, Marcelo de Oliveira Cerqueira.

Por conta das atividades da empresa na capital alagoana, cerca de 15 mil famílias foram deslocadas de forma forçada.

Maceió é hoje vítima do maior crime ambiental em área urbana do mundo: o afundamento do solo em uma região de 3,6 km² já atingiu diretamente 60 mil pessoas, obrigadas a deixar as suas casas”, disse o senador.

Leia também: Justiça ordena Braskem a indenizar 3 mil famílias afetadas, e moradores dizem que valor é um “murro na cara”

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top