O “Na Pele”, Festival Multilinguagens de Cultura Negra, começa nesta terça-feira (14), em Parauapebas, município situado no sudeste do Pará. A programação do evento conta com atividades culturais gratuitas, como oficinas e apresentações, além de reunir artistas e comunidades locais para celebrar as memórias, ancestralidades e os desafios da população negra na contemporaneidade.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
A celebração vai ocorrer até o dia 19 de maio, e vai acontecer em diferentes localidades da cidade. Entre os dias 14 a 18 de maio, as atividades serão realizadas no Centro de Desenvolvimento Cultural, no bairro Cidade Nova. Já no dia 19, as festividades vão ocorrer na Praça Jari, no Núcleo Urbano de Carajás.
Confira alguns destaques da programação
Conforme a lista da programação, entre os dias 16 e 18 de maio terá uma Oficina de Percussão, no Centro de Desenvolvimento Cultural Mestre Thiago Diogo. Já no dia 18, a organização preparou uma Oficina de Hip Hop na Sala de Dança com Victor Shynoda, além de uma Oficina de Teatro que vai ocorrer durante toda a semana no Centro Cultural Parauapebas, com Lua Morkay.
Vale destacar que no dia 18 de maio a programação será iniciada às 17h, com a Feira de Afroempreendedorismo “Na Pele” e com o lançamento do livro “Que Bicho Sou Eu?” de Eliseu Assunção. Já às 18h, está prevista a Abertura Oficial do Evento, em sequência uma Roda de Conversa às 18:30h sobre “Da Margem ao Topo: Os Desafios Sociais do Negro na Contemporaneidade”.
Além disso, a noite Personalidades Negras de Parauapebas serão homenageadas e terá uma feira gastronômica com apresentações culturais a partir das 20h, com previsão de encerramento às 22h.
Contudo, no dia 19 de maio, na Praça da Jari, no Núcleo Urbano de Carajás, as atividades terão início às 12h com apresentação de Tom Reis e expositoras do Quintal Criativo e uma Roda de Samba com o Núcleo do Samba, entre outras atividades.
Leia também: Taís Araujo, Maju Coutinho e Lázaro Ramos confirmam presença na 1ª edição do Festival Negritudes Globo no Rio