Nesta quarta-feira (13) O cantor e compositor Gilberto Gil usou sua conta do Instagram, para confirmar que o rapper americano Tyler, The Creator usou sem sua permissão, a canção “Duplo Sentido”, em um comercial. O astro usou a canção lançada em 1973, em uma produção para sua marca de roupa, ‘Golf Le Fleur’. Com a repercussão, Tyler, The Creator chegou a ligar para Gil, pedindo desculpas pelo ocorrido.
“O vídeo Season 2 Golf Le Fleur foi lançado na semana passada e viralizou nas redes sociais do mundo todo, mas não contou com a autorização prévia de Gilberto Gil e tampouco da Sony Publishing , que administra a obra do autor. O vídeo ainda não sofreu takedown nas plataformas e continua disponível, o que é grave”, diz o texto no perfil oficial de Gilberto Gil.
E o comunicado continua: “O rapper, que diz ser fã de Gilberto Gil, já ligou para ele para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização oficial“. Confira o comunicado completo.
A propaganda foi ao ar pela primeira vez no dia 6 de dezembro, divulgando a nova coleção da marca de luxo do rapper. O vídeo conta com mais de quatro minutos,e toca a música de Gil quase completa na propaganda.
O Instagram de Gilberto Gil respostou um stories do rapper Fióti, em que questiona o “desconhecimento” do americano sobre a importância dos direitos autorais e conversa antecipada, nesses casos. “Amo o querido. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais?”, diz o stories, que continua:
“Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo”, finalizou.
Leia também: Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal