Somos o Notícia Preta
Fundado em 2018 pela jornalista Thais Bernardes, o Notícia Preta é um portal de jornalismo independente que nasceu para ampliar o olhar sobre o Brasil e disputar narrativas a partir de um recorte de raça e classe. Nosso compromisso é com o jornalismo factual, feito com rigor, profundidade e responsabilidade social, retratando o país de forma honesta, plural e sensível à complexidade das desigualdades brasileiras.
Desde o início, o Notícia Preta também atua como uma incubadora de jovens jornalistas negros e periféricos. Aqui, muitos comunicadores encontram suas primeiras oportunidades profissionais, exercitam a prática jornalística e constroem seus currículos. Ao longo de sete anos no ar, mais de 70 profissionais já passaram pela nossa redação, entre voluntários, estagiários e contratados, levando consigo não apenas experiência, mas uma visão transformadora sobre o papel do jornalismo no Brasil.
Nosso trabalho parte de uma premissa simples: contar o país como ele é, colocando as pessoas negras, suas vidas, desafios, conquistas e contribuições no centro da conversa pública. Produzimos notícias, reportagens, análises e conteúdos multimídia que buscam ampliar o debate, qualificar a informação e aproximar o público da realidade que muitas vezes não encontra espaço nos grandes veículos.
Ao longo da nossa trajetória, recebemos dezenas de prêmios e reconhecimentos nacionais. Entre os mais recentes, destacam-se:
• Melhor Veículo Comandado por Pessoas Negras no prêmio Jornalistas Negros + Admirados do Brasil (2025);
• Prêmio Dr. Benedicto Galvão, da OAB-SP (2025), pelo compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a democracia.
Seguimos inovando. Em 2024, o Notícia Preta tornou-se a primeira mídia negra brasileira a lançar um telejornal ao vivo no YouTube: o NP Notícias, que ampliou ainda mais nosso alcance e consolidou nosso papel no ecossistema da comunicação independente.
Mais do que um portal, somos um projeto coletivo que acredita no poder da informação para transformar realidades.
Notícia Preta é jornalismo que olha para o Brasil com responsabilidade, profundidade e propósito, e que se compromete, todos os dias, a contar histórias que importam.





Nossos Objetivos
Um jornal com recorte social e antirracista das notícias: não existe transformação social sem educação e o jornalismo também é uma ferramenta educacional. Notícias sem preconceito perpetuam informações sem preconceito.
Ferramenta de transformação social: para transformar é preciso formar. Ensinar técnicas de comunicação não violenta aos que estão entrando no mercado de trabalho e aos que já estão nele é essencial para criarmos uma nova linguagem. A mudança se faz em dois sentidos. Da base para o topo e do topo para a base.
Empregabilidade: fazer a ponte entre nossos comunicadores e as empresas, assim como, estimular a criação de seus próprios negócios, é garantir ascensão econômica e social.
Thais Bernardes
Fundadora
Formada em comunicação pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e em jornalismo pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, founder e CEO do Notícia Preta, um portal de jornalismo antirracista.
Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como jornalista no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio por três anos e podcaster do Canal Futura. Em novembro de 2018, a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo e da educação, o racismo e as desigualdades sociais.








