70% da população apoia o fim da escala 6×1, aponta pesquisa

escala-6x1-manifestao.png

A discusão sobre a escala 6×1, modelo em que se trabalha 6 dias e só tem apenas 1 de folga, mobilizou a sociedade brasileira. De acordo com uma pesquisa do Projeto Brief em parceria com a plataforma Swayable, 70% da população apoia o fim da escala, que já é tema de uma PEC que está em debate na Câmara dos Deputados.

Foram ouvidas 3.122 pessoas de todo o Brasil, e entre os apoiadores, a maior parte são as mulheres, já que 86% delas apoia. Entre os homens o apoio é de 76%. A pesquisa também quetionou os entrevistados sobre sua posição política, e entre os que se dize de esquerda o apoio é de 81,3%, enquanto que entre quem se define como de direita, 59,4% apoiam o fim da escala.

A pesquisa foi realizada em novembro deste ano /Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta semana foi realizada uma Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, para tratar da Proposta de redução da jornada de trabalho, e para facilitar a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP). A intenção é que a PEC entre em votação.

O texto tem co-autoria do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), e propõe jornada semanal máxima de 36 horas, 4 dias de trabalho e 3 dias de folga.

Ao longo da pesquisa, 65,8% dos entrevistados acreditam que a resistência das empresas em acabar com a escala atual acontece porque esse modelo permite às companhias explorar mais os trabalhadores e maximizar os lucros. A pesquisa realizada em novembro também aponta que 77,6% acredita que mais tempo para descanso aumentaria a produtividade dos trabalhadores, e 68,1% acredita que historicamente a elite econômica se posiciona contra avanços nos direitos trabalhistas.

Veja a pesquisa completa aqui.

Leia também: 90% das mulheres negras que trabalham na escala 6×1 recebem menos de dois salários mínimos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top