Youtuber e ativista Gabi Oliveira é habilitada para adoção: ‘estou emocionada’

gabi_oliveira_youtuber_1500573162.jpg

A comunicadora e Youtuber Gabi Oliveira publicou nesta quinta-feira (21) em seu Instagram que está oficialmente habilitada para a fila de adoção.

Agora é oficial a assistente social e a psicóloga disseram que eu já posso me sentir como se estivesse grávida porque estou oficialmente na fila, habilitada ao processo de adoção“, disse a ativista em seu Instagram.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento e instituições públicas por todo país. Destas, 5.040 estão totalmente prontas para a adoção. Na outra ponta, são 36.437 pessoas interessadas em adotar uma criança. Mas a conta não fecha porque 83% das crianças têm acima de 10 anos, e apenas 2,7% dos pretendentes aceitam adotar acima dessa faixa etária, segundo cálculos do CNJ.

Gabi relatou que todo o processo de habilitação durou aproximadamente um ano e meio, mas acredita que agora será um pouco mais rápido: “Por conta do meu perfil, que não procura necessariamente um bebê, elas (assistente social e psicóloga) explicaram que não vai demorar muito tempo. Estou nervosa, emocionada e chocada. Tudo junto“, disse a comunicadora.

O processo de adoção

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar, independente do estado civil.  Existem dois tipos de adoção: A adoção realizada por uma pessoa, chamada de adoção unilateral, neste caso, o adotante precisa ter no mínimo dezesseis anos a mais que o adotando.

A outra opção é a adoção realizada por duas pessoas. Chamada de adoção conjunta, é um processo que necessita que os adotantes, independente do modelo familiar, sejam casados civilmente ou mantenham união estável, e seja comprovada a estabilidade da família. 

O primeiro passo para adotar é procurar a Vara da Infância e Juventude, onde o interessado irá obter informações sobre o processo de adoção e receberá uma lista de documentos pessoais a serem apresentados. Depois, o candidato deve passar por um curso de preparação, adquirindo uma noção mais ampla para a chegada de um novo integrante.

Deixe uma resposta

scroll to top