Corporação abriu inquérito para investigar conduta dos agentes
Durante ação de reintegração de posse, que ocorreu na última segunda-feira (11), na ocupação Terra Prometida, em Guarulhos – grande São Paulo-, um policial disparou uma bala de borracha contra um morador que estava conversando com os agentes. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver que o PM pedindo para os moradores se retirassem do local e que permitissem a passagem para uma retroescavadeira.
Nas imagens, outros dois homens aparecem conversando com os agentes e na sequência, o policial atinge um dos homens com uma bala de borracha. Na gravação os moradores não aparecem armados, e não reagiram de forma agressiva antes ou depois do disparo.

A Secretária de Segurança Pública (SSP) afirmou em nota enviada ao Notícia Preta, que o uso de munição não-letal foi preciso para desobistruir a rua. O homem foi atingido, mas recusou atendimento do Samu. A Polícia Militar abriu um inquérito para invertigar a conduta do agente, e que a polícia “não compactua com desvios e pune com rigor os policiais que não respeitam as diretrizes da corporação“.
Por meio de nota encaminhada à Agência Brasil, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que a reintegração de um terreno particular do Jardim Banal foi determinada pela Justiça:
“Nas últimas semanas, a prefeitura realizou reuniões com diversas secretarias e atendeu moradores com o objetivo de buscar a melhor solução para o caso, e também criou uma força-tarefa emergencial com o envolvimento de pastas como Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação, Administrações Regionais, Defesa Civil e Segurança Pública. Ao mesmo tempo, a administração municipal precisa cumprir as determinações da lei e buscou elementos via Secretaria de Justiça para autorizar a atuação no processo de reintegração, porém já houve despacho do juiz ressaltando que manterá a reintegração de posse independentemente de qualquer manifestação da prefeitura, que não é parte da ação”.
Leia também: Policiais são afastados após vídeo denunciar agressão a um homem durante abordagem em SP