Ícone do site Notícia Preta

Unilab lança vestibular específico para transgêneros, travestis e intersexuais

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) disponibilizará 120 vagas em 15 cursos presenciais da instituição através de um vestibular específico para candidatos travestis, transgêneros e intersexuais.Os cursos serão oferecidos em três campi da Unilab, dois no Ceará e um na Bahia. De acordo com os organizadores,  a iniciativa é inédita no país.

As inscrições começam no dia 15 de julho e vão até o dia 24. No edital , a universidade destaca que “poderão concorrer às vagas ofertadas neste edital estudantes transexuais, travestis, pessoas não binárias e intersexuais oriundos de qualquer percurso escolar, e que tenham concluído o ensino médio.” A prova será realizada no dia 21 de agosto. As vagas são para ingresso já em setembro deste ano.

Em janeiro desse ano, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) publicou um edital para minorias, mas a população LGBT concorria junto com índios, quilombolas e refugiados, e não em um processo específico.

O edital utiliza vagas que ficaram ociosas na seleção regular. Entre os cursos disponíveis estão Administração, Agronomia, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Enfermagem e Matemática.A professora explica, no entanto, que enfrentou resistência interna para conseguir as vagas para a seleção.

Sair da versão mobile