Streaming gratuito homenageia o ator e diretor carioca Zózimo Bulbul

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A plataforma de streaming Itaú Cultural Play vai disponibilizar, a partir desta sexta-feira (05), um catálogo com nove obras do ator e diretor Zózimo Bulbul. Os filmes foram gravados entre 1962 e 2010 e serão apresentados em ordem cronológica.

Cena do filme Aniceto do Império – Foto: ICPlay

A filmografia em homenagem a Zózimo exibirá longas e curtas metragens que fazem parte da história do cinema afrobrasileiro. Pedreira de São Diogo (1962) tem a primeira contribuição de Bulbul como ator. Além disso, Zózimo foi a primeira pessoa negra a ser protagonista de uma novela, a “Vidas em Conflito” (1969), transmitida pela extinta TV Excelsior.

Jorge da Silva, conhecido artisticamente como Zózimo Bulbul, nasceu em 1937 e faleceu em 2013, foi ator, cineasta, produtor e roteirista brasileiro. Em todas as 45 obras que teve participação, Jorge sempre buscou retratar a realidade e ancestralidade do povo negro brasileiro, recebendo 6 prêmios nacionais e internacionais na sua carreira.

Leia também: Globo exibirá especial ‘Mães do Brasil’, coprodução inédita com Favela Filmes e KondZilla

Em 2007, Zózimo criou o Centro Afro Carioca de Cinema, projeto que busca conscientizar, incentivar a novos caminhos, não deixar no esquecimento, e aumentar a autoestima e a compreensão do mundo através do cinema. O centro possui oficinas, debates, seminários, mostra de filmes nacionais e internacionais, lançamentos de livros e outras ações, como os “Encontros de Cimês”, em que cineastas brasileiros vão ao continente africano e produtores de países como Senegal, Cabo Verde, Cuba, África do Sul, Congo, Costa do Marfim, Nigéria, Guiné, Camarões e Angola, vem até o Brasil. Ao todo, já foram realizadas 5 edições e trocas com 46 profissionais.

Outras plataforma de filmes e séries que possuem obras afro-brasileiras e africanas também são gratuitos, como o AfroFlix e o streaming WoloTv que disponibiliza alguns títulos gratuitamente para os usuários.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.