SLAM BR vai selecionar representante da Copa América de Slam

unnamed-1.jpg

Será realizado, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, mais uma edição a final do Slam BR, de forma virtual, no canal do YouTube do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, a partir das 17 horas.

Foto do SlamBR 2018, no Sesc Pinheiros – Foto: Sergio Silva

Disputarão a final os campeões e campeãs estaduais dos “poetry slams”, batalhas de poesia falada. Os vencedores competem para conquistar uma vaga na Copa América. Será a primeira edição do “Abya Yala – Copa América de Slam”, realizada em novembro na FLUP (Festa Literária das Periferias), no Rio de Janeiro. Desta competição, saem os representantes do continente que participarão do primeiro Festival Mundial de Poetry Slam (World Poetry Slam Festival – WPSF) organizado por representantes dos cinco continentes e que será realizado na Bélgica em setembro de 2022.

“Considerando as dificuldades que temos enfrentado no campo da cultura nos últimos dois anos – e a necessidade de ouvirmos as vozes de poetas incríveis que nos ajudam a organizar um pouco esse caos – estamos felizes em conseguir realizar as edições do Slam BR em 2021 e com uma participação expressiva das comunidades. Os campeonatos estaduais de slam acabaram se entrelaçando ao nacional, já que o formato on-line possibilita que poetas de vários países estados participem”, fala Roberta Estrela D’alva, a responsável por trazer o Slam ao Brasil.

O SLAM BR é apresentado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que comemora 20 anos de criação em 2021. Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva, o coletivo pesquisa a linguagem e o diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico.

“Tivemos esse ano no campeonato estadual Slam SP representantes de Minas Gerais, do Ceará, do Acre, do Rio de Janeiro e até mesmo uma participante de Angola. Isso aumenta as chances de termos poetas de outros estados no Slam BR, que esse ano vale vaga para a Copa América de Slam que acontece em novembro na Flup – Festa Literária das Periferias”, completa Roberta.

Deixe uma resposta

scroll to top