Primeiro negro a presidir a Câmara de Santos, Quintino de Lacerda ganha nova foto, sem esteriótipos, no quadro de presidentes da Casa

Quintino-Lacerda.jpg

A Câmara de Santos aprovou a substituição do quadro de seu ex-presidente Quintino de Lacerda, ex-escravizado, quilombola e um dos primeiros líderes negros da Cidade, visando valorizar a sua identidade e padronizar a homenagem junto aos ex-dirigentes do Legislativo. Até 2002, a imagem do parlamentar não tinha sido registrada e não figurava entre os demais presidentes.

A imagem anterior de Quintino de Lacerda era muito diferenciada das dos demais ex-presidentes. Única colorida, reforçava estereótipos e preconceitos, por ser caricaturizada.

Quintino de Lacerda nasceu escravizado em 1855, na cidade serrana de Itabaiana, em Sergipe e se tornou herói abolicionista, líder do Quilombo do Jabaquara. O primeiro vereador negro do Brasil recebeu a patente de Major honorário do Exército Nacional.

Primeiro líder político negro de Santos, Quintino de Lacerda participou ativamente de, pelo menos, dois grandes eventos nacionais: a Revolta Armada e o processo de desestruturação do sistema escravista no Brasil, considerado o mais atuante fomentador da abolição no litoral paulista].

Quintino de Lacerda tomou posse como vereador em 9 de julho de 1895 e terminou o seu mandato em 7 de janeiro de 1896. Presidiu a Câmara Municipal por 15 dias, o que o tornou um dos homenageados na Galeria de Presidentes.

Eleito vereador em 1895, o parlamentar foi a ponte entre a elite branca e os negros libertos em Santos. Impedido de tomar posse pelos outros vereadores, que se negavam a compartilhar o poder com um negro, a eleição de Quintino faz eclodir uma grande crise política fomentada pelos setores racistas. A batalha judicial que se segue chega aos tribunais paulistanos, e termina com a vitória de Quintino.

A história da Abolição em Santos e de um de seus protagonistas, Quintino de Lacerda, foi destacada em matéria publicada no jornal santista A Tribuna, em 1952

Em 2002, a então vereadora Luzia Neófiti apresentou projeto que originou o Decreto Legislativo nº 42, que determinava que a foto do ex-vereador fosse afixada na Galeria, no mesmo modelo e padrão dos demais ex-presidentes homenageados, o que não aconteceu. A imagem exposta se distinguia por ser a única imagem colorida e caricaturizada, reforçando estereótipos e preconceitos, que em nada colaboravam para a luta em defesa da igualdade racial, sendo necessária a sua substituição pela gravura que consta nos livros de história.

De autoria da vereadora Telma de Souza, o projeto de resolução 11/2017 foi aprovado em novembro de 2018 e transformado na resolução 37/2018. No final do ano, a imagem foi substituída, seguindo o padrão dos demais homenageados na galeria de ex-presidentes da Câmara.

0 Replies to “Primeiro negro a presidir a Câmara de Santos, Quintino de Lacerda ganha nova foto, sem esteriótipos, no quadro de presidentes da Casa”

Deixe uma resposta

scroll to top