Primeira vereadora negra de Joinville é ameaçada de morte e sofre racismo nas redes sociais

Ana-Lucia-Martins.jpg
Ana Lúcia é a primeira vereadora negra de Joinville – Foto: Redes Sociais

Na última quarta-feira (18) a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) instaurou inquérito para apurar os ataques à primeira vereadora negra eleita em Joinville (SC), Ana Lúcia Martins (PT). Ela vem sofrendo ameaça de morte e ataques racistas nas redes sociais. Segundo a delegada Cláudia Cristiane Gonçalves de Lima, ainda não há informações sobre a autoria dos ataques e que os fatos estão sendo apurados pela Dpcami. Ana Lúcia recebeu ameaças de perfis Fakes logo após a apuração dos votos e divulgação dos resultados nas urnas na cidade catarinense. “Agora só falta a gente m4t4r el4 (sic) e entrar o suplente que é branco”, escreveu um dos perfis.

As ameaças foram publicadas em um perfil Fake – Foto: Reprodução Redes Sociais

Nas redes sociais, Ana disse que temia por sua integridade física e que os ataques já estavam acontecendo durante todo período eleitoral, mas, agora, ficaram mais explícitos. “Não é uma simples opinião quando encoraja racismo e ameaça. […] Sabia que não seria fácil. Estava ciente que enfrentaria uma certa resistência em uma cidade que elegeu apenas na segunda década do século 21 a primeira mulher negra. Só não esperava ataques tão violentos”, escreveu.

Ana Lúcia tem 54 anos, é professora e servidora pública aposentada, e foi eleita com 3.126 votos

Em nota, o Partido dos Trabalhadores repudiou as ameaças sofridas pela vereadora eleita. “Diante desse gravíssimo fato, manifestamos nossa solidariedade e apoio à companheira Ana Lúcia Martins e esperamos que as autoridades atuem de maneira rápida no intuito de descobrir e responsabilizar os autores, para que sejam levados à justiça”, disse a nota.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top