Porteira negra é agredida por morador no Rio Grande do Sul

porteira-agredida.jpeg

Uma agente de portaria negra, de 46 anos, foi agredida por um empresário morador de um prédio na cidade deSanta Maria, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, 17. Imagens do circuito interno de segurança registraram o momento em que o homem agride a vítima, a segura pela blusa e a empurra na cadeira. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil gaúcha. 

Morador agrediu porteira negra em um prédio no RS. Foto: Reprodução do vídeo

O ataque teria acontecido porque a porteira teria autorizado a entrada de uma oficial de Justiça que tinha uma ordem de despejo para o agressor. A vítima prestou dois depoimentos à polícia e declarou que além das agressões ele proferia insultos racistas. O agressor ainda não foi identificado. 

Leia também: Homem agredido na rua acredita que ataque foi motivado por racismo e homofobia

“Eu tentei explicar para ele que é regra do condomínio, a gente não pode barrar oficial de Justiça nem polícia. Ele não estava entendendo e disse: ‘eu não quero saber de polícia na porta do meu apartamento nem oficial de Justiça’. Eu disse que não tinha como barrar”, contou. 

A funcionária, casada e mãe de um filho, trabalha há 12 anos no local e afirmou nunca ter vivido algo semelhante. De acordo com informações do UOL, a agente de portaria está abalada com a situação.  

“Ela é uma pessoa muito meiga e cumpria ordem do condomínio para deixar o oficial subir. Com o oficial, o morador não fez nada, mas para cima dela, foi para cima. Agora, ela está em choque, se mudou de endereço e se afastou do emprego com medo,”, relatou Fabiãn Lacerda, 41, amigo próximo da vítima. 

Além da ameaça e agressão, o caso é investigado como suposta injúria racial, pois o empresário teria ofendido a mulher com palavras de cunhos e tons racistas. A princípio, o empresário responde a uma investigação por injúria racial. O caso poderá se desenvolver para racismo ao longo do inquérito, dependendo das provas. Vale lembrar que no crime de injúria, a agressão atinge individualmente a dignidade da vítima, enquanto no racismo, a ofensa abrange a coletividade. 

Deixe uma resposta

scroll to top