Por 25 centavos por dia, escola nigeriana dá chance para estudantes na educação científica

nigeria.webp

Via Reuters

Uma escola nigeriana está mirando estudantes de famílias pobres para lhes dar a chance de se destacar em ciências, matemática e engenharia por uma taxa de 100 naira (25 centavos) por dia, esperando que eles possam aprimorar habilidades para ajudar suas famílias a escapar da pobreza.

Faridat Bakare, 12 anos, estudante matriculada em um programa especial de STEM para crianças de famílias pobres na Escola Secundária Knosk, pela qual paga 100 naira (US$ 0,25) por dia, participa de uma aula em Kuje, Abuja, Nigéria, 18 de fevereiro de 2022. REUTERS/Afolabi Sotunde
Leia Menos

Uma estudante, Faridat Bakare, de 12 anos, que se matriculou na Escola Secundária Knosk em Abuja em 2020, um ano após sua inauguração, está focada em se tornar uma engenheira.

Leia também: Valor dos combustíveis eleva inflação na Nigéria em fevereiro

Em um laboratório técnico da escola, ela mostra um protótipo para um carro movido a energia solar feito de papelão, que ela desenvolveu com seus colegas de classe.

“Quero me tornar um engenheiro elétrico que trabalha com robôs e painéis solares e todas as conexões de todos os circuitos de snap e … coisas assim”, disse Bakare, que vive com sua mãe e quatro irmãos em um bairro pobre de Abuja.

A Knosk School funciona em grande parte com doações e funcionários da escola visitam cada família para estabelecer que eles não têm capacidade de pagar taxas completas, o que daria certo em 66.000 (US$ 159) naira por período.

A escola conta atualmente com 82 alunos, mas está se expandindo a cada ano.

Irene Bangwell, fundadora da Knosk, disse que a ideia de uma escola orientada para a ciência para crianças pobres veio a ela há oito anos, quando ela teve que levar seu filho ao hospital. Quando ela ouviu um faxineiro dizer a outro paciente que sua filha também era uma faxineira em vez de estar na escola, o coração de Bangwell afundou.

“Quando decidimos administrar a Escola Knosk, tivemos que nos perguntar ‘que tipo de educação faz (a) filho de pobre para sair da pobreza”, disse Bangwell, um ex-professor treinador.

Ela diz que planeja criar mais escolas desse tipo na Nigéria.

Pelo menos 10,5 milhões de crianças na Nigéria não frequentam a escola, a taxa mais alta do mundo, informou as Nações Unidas em janeiro. Os mais afetados são meninas, crianças com deficiência e aquelas de famílias pobres.

“Dissemos como podemos nos fundir para aprender, para os pobres, valor suficiente para que eles possam sair da pobreza”, disse Bangwell.

Os alunos da Knosk passam 75% do tempo estudando ciência, tecnologia, engenharia e matemática e, quando se formam, cada aluno tem que desenvolver um protótipo de algo que possa usar ou seguir depois da escola.

Pela taxa de 100 naira por dia que pagam, os alunos recebem uniformes, livros, almoço e meninas recebem almofadas sanitárias uma vez por mês.

Fausat Bakare acredita que sua filha Faridat acabará com o sofrimento da família.

“Acredito que ela vai enxugar minhas lágrimas, todo o meu sofrimento vai acabar através dela”, disse Bakare de sua casa enquanto ela selecionava mandioca para vender em um mercado local.

($1 = 415,3900 naira)

0 Replies to “Por 25 centavos por dia, escola nigeriana dá chance para estudantes na educação científica”

Deixe uma resposta

scroll to top