Organização Black Minds Matter promove terapia gratuita para a população negra do Reino Unido

bmm.png

Inspirada no movimento mundial Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), a organização Black Minds Matter (Mentes Negras Importam) foi fundada no início deste mês de junho, no Reino Unido, com o objetivo de tornar o serviço de saúde mental acessível à população negra do país. Até o momento, quase 700 pessoas negras conseguiram acompanhamento profissional com doze semanas de terapia gratuitas. Agnes Mwakatuma e Annie Nash são as fundadoras da Black Minds Matter, e a equipe é toda formada por terapeutas negros.

Equipe de terapeutas da Black Minds Matter (Foto: Reprodução/Internet)

A organização criou um fundo que possibilita que o serviço seja gratuito. Os usuários podem escolher o terapeuta e agendar uma sessão pelo site.

“Entendemos mais do que nunca os efeitos da discriminação racial em todo o país. Para muitos negros, os casos de violência contra indivíduos como George Floyd nos EUA e os muitos incidentes históricos no Reino Unido são profundamente desencadeantes. O tratamento da saúde mental deve ser uma prioridade na luta pela igualdade e pelo bem estar das pessoas negras no Reino Unido”, escreve a organização.

No Instagram, a organização cria um conteúdo sobre saúde mental direcionado à população negra, referenciando inclusive o contexto histórico da escravização, quando fala em “trauma ancestral”, que, ao desumanizar as pessoas, reprimiu os sentimentos delas e causou inúmeros danos psicológicos e afetivos que foram passados de geração em geração e que ainda hoje são reafirmados com o racismo.

A Black Minds Matter começou com o serviço de saúde mental financiado para 24 pessoas. Porém, devido ao grande número de doações, atualmente 686 pessoas negras já estão sendo contempladas com sessões de terapia.

Deixe uma resposta

scroll to top