Notícia Preta recebe homenagem de Direitos Humanos na Assembléia Legislativa do Rio

WhatsApp-Image-2019-12-10-at-10.07.48-PM.jpeg
Mari Reis, Leo Bispo, Lidia Azevedo, Cíntia Cruz, colaboradores. Thais Bernardes (de vermelho) diretora e Igor Rocha (de azul) coordenador

O portal de jornalismo antirracista Notícia Preta foi homenageado nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o prêmio ‘Carolina Maria de Jesus’, oferecido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). A homenagem, que leva o nome de uma das primeiras e maiores autoras negras do Brasil, contemplou instituições que atuam em prol da promoção e da defesa dos Direitos Humanos.

Com 32 colaboradores, em 12 estados do Brasil, o portal Notícia Preta é um site de jornalismo colaborativo, que tem por objetivo reportar notícias através de uma perspectiva antirracista da informação.

Para a fundadora e diretora do Portal, a jornalista Thais Bernardes, receber esta homenagem significa reconhecimento, mas também serve para lembrar das constantes violações de Direitos Humanos sofridas pelo povo preto. “Através do jornalismo antirracista lutamos contra o preconceito, o racismo e as desigualdades sociais. Somos jornalistas negras mas também somos defensores dos Direitos Humanos, pois são os nossos irmãos os mais afetados pelos altos índices de violência, são maioria nos presídios e entre as vítimas de homicídios, têm menos acesso e à saúde e à educação. Ser jornalista negro é lutar diariamente para, não apenas expor nossas mazelas, mas encontrar meios de debate-las para assim mudar nosso cenário atual”, conta Thais.

Comunicadores homenageados

Quem representou o Notícia Preta no prêmio oferecido pela deputada estadual Renata Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos, foi o editor e coordenador do portal, o jornalista Igor Rocha: “Essa homenagem não é só para o Notícia Preta, é para os 75% de negros assassinados no Brasil. É uma homenagem coletiva, para os 32 colaboradores do Notícia Preta que se doam todos os dias. Eu sou apenas o nome que recebeu a honraria. Agradecemos a deputada Renata Souza pela indicação e lembrança do trabalho realizado pelo Notícia Preta”, agradeceu o jornalista.

O portal Notícia Preta é um site 100% voluntario que em 1 ano de existência já publicou mais de mil matérias e conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Para manter o portal no ar foi lançada uma vakinha. Para colaborar, basta clicar nesse link:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-noticia-preta

Deixe uma resposta

scroll to top