MPT rejeita 11 denúncias contra programa de trainees da Magazine Luiza

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O programa de trainees da Magazine Luiza, dedicado a profissionais negros, foi alvo de 11 denúncias feitas ao Ministério Público do Trabalho, todas elas recusadas pelo órgão.

O lançamento do programa da rede do varejo gerou um grande debate nacional após internautas dizerem que a empresa estaria recriminando pessoas brancas.  O termo ‘racismo reverso’ veio à tona, porém é algo que não existe, uma vez que o racismo este é um sistema de opressão e negros não possuem poder institucional para serem racistas.

De acordo com a procuradoria, a iniciativa da empresa é uma ação afirmativa histórica e não configura violação trabalhista.

Segundo eles, a reserva de vagas é uma reparação história de exclusão da população negra no mercado. 
O órgão ainda afirma que a ação tem respaldo da Constituição e no Estatuto da Igualdade Racial.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.