Morre Dra. Theodosina Ribeiro, primeira deputada negra do Estado de São Paulo

Theodosina_Ribeiro.jpg
Theodosina Ribeiro foi a primeira vereadora e deputada estadual negra de São Paulo – Foto: Vagner Campos

Morreu na última quarta feira (22) a ex deputada estadual Dra. Theodosina Ribeiro, aos 94 anos. Batalhadora das causas democráticas e educacionais, era considerada uma lenda viva, exemplo de militância, consciência política, racial e de gênero.

Conhecida pela sua seriedade e serenidade na luta por igualdade, sua vida pública foi marcada por conquistas sociais, se tornando referência nacional no combate ao racismo e ao preconceito.

Theodosina era professora, diretora escolar e advogada, foi a primeira vereadora e deputada estadual negra da cidade e do Estado de São Paulo. Elegeu-se vereadora em 1970, anos duros da ditadura militar que imperava no país, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), à época partido de oposição, tendo obtido a segunda maior votação da cidade. E quatro anos depois elegeu-se deputada estadual.

Além disso, ela sempre lutou em prol das demandas da causa feminina e, em particular, das mulheres Negras. Em uma entrevista, quando questionada sobre sua atuação na Câmara de São Paulo, ela respondeu. “…participei de muitas comissões, sempre preocupada com as questões sociais, como a situação das mulheres e dos negros. Principalmente da mulher negra, já que ela sofre preconceito por ser mulher e por ser negra. E ganha menos do que os homens e menos do que as mulheres brancas”.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top