Mais de 116 milhões de brasileiros estão sem segurança alimentar, aponta pesquisa

Segurança Alimentar

Mais da metade dos brasileiros estão em situação de insegurança alimentar

Mais da metade do Brasil passa por momento de insegurança alimentar – Foto: Reprodução/Internet

Uma pesquisa, realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mostrou que mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar. De acordo com o levantamento, durante a pandemia, 19 milhões de brasileiros, 9% da população, não tiveram certeza se haveria comida em casa, teve que diminuir a qualidade e a quantidade do consumo de alimentos e, em alguns casos, passou fome. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), relatou um número quase metade dos registrados entre março de 2020 e janeiro de 2021, alcançando 10,3 milhões de brasileiros.

Francisco Menezes, analista de Políticas e Programas da ActionAind, em entrevista à Revista Exame, ressaltou que a pesquisa mostra um processo intenso de aceleração da fome, com um crescimento que passa a ser de 27,6% ao ano entre 2018 e 2020. “Entre 2013 e 2018, o aumento era de 8% ao ano. Chegamos ao final de 2020 com 19 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, mas podemos supor que agora no primeiro trimestre deste ano a situação já piorou ainda mais”, afirma. 

Menezes ressalta ainda a importância de conter esta escalada. “Não se pode naturalizar essa questão como uma fatalidade sobre a qual não se pode intervir”, relata. 

Lares chefiados por mulheres e negros são os principais afetados pela insegurança alimentar – Foto: Reprodução/Internet

Negros e mulheres a frente

A pesquisa mostrou ainda que o percentual de pessoas negras em situação de segurança alimentar caiu de 63,3% para 44,8% durante a pandemia. Segundo Rosana Salles, pesquisadora responsável pelo levantamento e professora de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), houve uma “queda brusca na segurança alimentar” e o cenário é ainda pior do que era esperado. “O acesso insuficiente em quantidade e qualidade da alimentação para família cresceu muito, principalmente a insegurança leve (não há garantia de que a família será capaz de comprar comida). Esse é o primeiro prejuízo, que vem com a perda de emprego ou corte do salário. Mas não imaginávamos que menos da metade da população tivesse segurança alimentar no Brasil”, lamenta.

Rosana ressalta ainda os lares chefiados por mulheres e pessoas negras. “Existe fome em 11,1% dos domicílios chefiados por mulheres. Quando a pessoa de referência é um homem, a parcela dos que passam fome é de 7,7%. Pessoas pretas ou pardas enfrentam insegurança alimentar grave em 10,7% dos lares, contra 7,5% entre os brancos”, revela.

0 Replies to “Mais de 116 milhões de brasileiros estão sem segurança alimentar, aponta pesquisa”

Deixe uma resposta

scroll to top