Jose Nilton Monteiro, usuário em tratamento, é eleito presidente do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas em PE

Jose-NIlton-Monteiro-e-o-novo-presidente-do-Conselho-Municipal-de-combate-a-drogas-de-Jaboatao-PE-1.jpg

”Tenha fé, porque até no lixão nasce flor’. Agora estamos florindo”, foram com essas palavras, citando a letra do grupo de rap Racionais MC, que José Nilton Monteiro, 39 anos, comemorou a sua eleição para a presidência do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas de Jaboatão-PE. Pela primeira vez na história, o cargo será comando por um usuário em tratamento.

A votação foi realizada ontem (9) e Nilton recebeu oito votos – um a mais do que Kelly da Harpa. Duas pessoas não votaram. ”Esse momento é um marco na trajetória de lutas dos usuários e usuárias de Jaboatão dos Guararapes, mas também queremos compartilhar  essa conquista com vários coletivos e movimentos sociais, nos quais somos militantes, principalmente ao Movimento População de Rua, e a todos e todas usuárias que vêm trilhando ou não, a prática de autonomia e reabilitação psicossocial”, comentou Nilton.

José Nilton Monteiro: ”Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais” Foto: Nando Chiappetta

Usuário da Rede de Atenção Psicossocial do Município de Jaboatão dos Guararapes reforçou a luta do movimento antiproibicionista e antimanicomial.

“Dedico essa vitória a minha mãe, dona Selma e a todas as mães que não perderam a esperança em acreditar que o sol da manhã  vai libertar todas as dores e aprisionamentos e práticas manicomiais. Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”, concluiu


 Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) 

A Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011 institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

scroll to top