Incêndio atinge casarão da Pequena África, na Zona Portuária do Rio

Fogo-Pequena-Africa.jpg

O Prédio de dois andares é tombado pelo Patrimônio Histórico

A pequena África é localizada na região portuária do Rio e concentra grande histórico da comunidade negra – Foto: G1

Um incêndio atingiu um casarão histórico na madrugada desta terça-feira (11), na Pequena África, localizada na Gamboa, Zona Portuária  do Rio de Janeiro. 

O prédio de dois andares faz parte da herança africana e do circuito turístico da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 5h40. Imagens gravadas por moradores da região mostram altas chamas e grande volume de fumaça.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a informação é que no local funcionava um restaurante e as causas do incêndio ainda são desconhecidas e não há vítimas. Georgina Gomes, cozinheira do local, disse que ficou arrasada ao saber da notícia. “Meu coração está destruído pela história da casa e por tudo que ela representa. A casa é conhecida como Pequena África, então, por aí, já dá para perceber o peso dela”, afirmou, em entrevista à Record TV Rio.

Imagem de vizinhos durante a madrugada – Foto: Reprodução

Comunidade negra

A região da Gamboa é um dos circuitos mais conhecidos do Rio de Janeiro e tem um valor histórico grandioso para a comunidade negra do estado. A Pequena África acolheu negros de todo o país após a abolição da escravatura. Ali, foram erguidas casas, locais de convívio e centros religiosos.

Deixe uma resposta

scroll to top