Grupo Dembaia oferece “Ritual Mandinga” com oficinas de Percussão, Dança e Dundun Dance

110319DEMBAIAGONZ_27-scaled.jpg

Ritual Mandinga” com oficinas de Percussão, Dança e Dundun Dance

Com uma proposta de experimentação sonora, corporal e sensorial, o “Ritual Mandinga” busca por meio dança e toque dos tambores africanos, das forças da natureza (fogo, ar, água, terra e éter) e de ações de cunho terapêutico, o ancoramento das energias dos participantes e do espaço de forma única, em ritual, a fim de se estabelecer possibilidades do bem-estar coletivo e individual. O projeto de autoria do Grupo Dembaia, composto por Ana Magalhães, Beà, Dai Ramos, Sabrina Chaves e Tati Villela, oferece oficina de percussão, dança e dundun dance e acontece nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (31) às 18h, no Teatro Gonzaguinha.

O termo Mandinga, designa um vasto grupo étnico original do Mali, no oeste africano. Segundo o mestre Nei Lopes, mandinga pode ser associada à superstição, cura, magia, como prática tradicional desse e de outros povos. O universo da “mandingaria” é o elo entre os indivíduos e o sagrado.

A oficina de percussão será na sexta (29), adentrando na música do oeste africano, especialmente Guiné e Mali. Uma percussão conhecida por sua complexa polirritmia e as melodias que se formam nas intersecções dos sons entre os tambores dundun, sangbang, kenkeni e djembe.

Crédito: Renata Geraldo

No sábado (30), acontece um aprimoramento da técnica refinada de movimentos de danças africanas, com ênfase nas nuances características do ritmo tradicional em comunicação com os tambores.

Já no domingo (31), a oficina de Dundun Dance trará antigas danças de percussão que se originaram das mulheres Baga da Guiné, na África Ocidental. Uma prática dinâmica que mistura percussão e dança, simultaneamente, propondo uma comunicação intensa entre o corpo com os tambores.

O Grupo Dembaia – Liderado por mulheres negras pesquisadoras, Dembaia, significa ‘família’ em susu, língua da etnia Susu. O grupo atua desde 2014 realizando apresentações, saraus, vivências, aulas e oficinas com conteúdos que abordam, principalmente a cultura da África do Oeste, como Guiné Conacry, Mali, Senegal.

O Teatro Gonzaguinha fica localizado na Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Evento: “Ritual Mandinga”

Data: 29, 30 e 31 de março  

Horário: 18 horas

Valor do Ingresso: R$30 inteira, R$15 Meia Entrada

Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria 2 horas das oficinas

Classificação: +12

Duração: espetáculo: 1h30

Informações: (21) 2224-5747

Deixe uma resposta

scroll to top