Fundadores do Nubank publicam carta pedindo desculpas e classificam como ‘equívoco’ postura da empresa

fundadores-nubank.png
a brasileira Cristina Junqueira, o americano Edward Wible e o colombiano David Vélez fundaram o Nubank

Na tentativa de conter as críticas negativas após as declarações de sua cofundadora sobre a ‘dificuldade de contratar negros para cargos de liderança’, os sócios fundadores do banco digital publicaram uma carta se retratando. A empresa postou em seu site o texto dos sócios David Vélez, que é colombiano, e Edward Wible, norte-americano, se desculpando pela declarações dadas por Cristina Junqueira ao programa Roda Viva.

No texto, o banco virtual diz que  a diversidade “foi sempre, sim, parte da nossa cultura. O equívoco foi achar que ter o valor por si só bastava. O erro foi achar que as coisas vão se resolvendo sozinhas, pela própria comunidade de Nubankers, organicamente, sem esforços contínuos e investimentos da liderança“.

Ficamos acomodados com o progresso que tivemos nos nossos primeiros anos de vida que se refletia em algumas estatísticas relativas à igualdade de gênero e LGBTQIA+, por exemplo, que, repetidas, mascaravam a necessidade urgente de posicionamento ativo também na pauta antirracista“, prossegue a carta.

Além disso, o banco se compromete a “avançar, dentro e fora de casa, com uma agenda de reparação histórica e de combate ao racismo estrutural“.

Na carta, os sócios brancos dizem ainda que a empresa passou os últimos dias conversando “com a comunidade negra de Nubankers, com ativistas negros de fora do Nubank e também com nossos clientes. Nessas conversas, vimos o quanto precisamos avançar, dentro e fora de casa, com uma agenda de reparação histórica e de combate ao racismo estrutural.”

A empresa também anunciou uma parceria com o IDBR (Instituto Identidades do Brasil). “O objetivo é ampliar nosso entendimento sobre o tema, firmar nosso engajamento público e contínuo e acelerar a promoção da igualdade racial no Nubank“, diz o texto.

1 Reply to “Fundadores do Nubank publicam carta pedindo desculpas e classificam como ‘equívoco’ postura da empresa”

  1. celsodecampos disse:

    TODO NEGRO CONCIENTES DEVEM PELA HONRA DIGNIDADE ATITUDE FÉ DEVEMOS POR QUESTAO DE HONRA HONESTIDADE ENCERARMOS QUALQUER INVESTIMENTO FINANCEIRO. EU JÁ ENCERREI A MINHA É VOCES IRMAOS NEGROS MOSTREM PARA SEUS FILHOS QUE EXEMPLO VOCE É PARA SUA FAMÍLIA, PRIMOS , TIOS, SOBLINHOS, AVOS AMIGOS COLEGAS NEGROS, NEGRAS ,CRIANCAS ,SEJAMOS CAPAZES UNIDOS FORTES DIGNOS CONCIENTES PERSEVERANTES AMEM.

Deixe uma resposta

scroll to top
%d blogueiros gostam disto: