Ícone do site Notícia Preta

Flipelô traz atrações negras na programação principal

APOIE O NOTÍCIA PRETA

 A 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ acontece de 7 a 11 de agosto, em Salvador, ocupando diversos espaços do Centro Histórico. Com uma programação cheia de literatura para todos os gostos e idades, além de apresentações teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica, a FLIPELÔ também abriu espaço para artistas, escritores, intelectuais e ativistas negros. Entre os participantes estão músicos e escritores como Martinho da Vila, Ana Maria Gonçalves, Vilma Reis e Denise Carrascosa. Confira algumas das atrações:

Foto: Leto Carvalho/Divulgação

Na abertura, na quarta-feira (07), a Feira trouxe a apresentação musical Poema Sinfônico para Castro Alves com a Orquestra Afrosinfônica – Maestro Ubiratan Marques, no Largo do Pelourinho – Palco FLIPELÔ.

Nesta quinta-feira (08), é possível fazer uma visita guiada ao acervo da Casa do Benin, às 11h e 15h. No mesmo local, às 14h, tem a Oficina de Etnogastronomia com Angélica Moreira da Ajeum da Diáspora trazendo os doces e sobremesas cocada preta, doces de banana, creme mármore. Já às 16h, na Igreja do Rosário dos Pretos haverá o lançamento de livros com Irê Ayó: Uma Epistemologia Afro-Brasileira da Vanda Machado e Suburbano Rico em Poesia do Paulo Cezar. No mesmo horário, às 16h, no espaço das editoras baianas na Escola de Medicina terá o bate-papo “A discriminação do negro no livro didático” com as Doutoras Lívia Natália e Ana Célia Silva. Às 18h, no Teatro SESC–SENAC Pelourinho é esperada a mesa de debate com o tema “Literatura que dá samba? Somos muitos Martinhos e Helenas” com Martinho da Vila e Helena Theodoro.

A sexta-feira (09), traz de 9h às 12h a mesa de debate “Literatura Griot: o legado de Makota Valdina” na Igreja do Rosário dos Pretos com Aline França, Denise Carrascosa, Vilma Reis, Iyalorixá Jaciara Ribeiro – Mãe Jaciara, Lindinalva de Paula, Annie Ganzala, Isabela Sanches, Angélica Pinto, Nilsa Bomfim, Ana Célia e Lindinalva Barbosa na mesa. Além das intervenções artísticas de Slam e poesia e Coletivo ZeferinaS, mais a participação musical da Rita Braz. Às 15h, no Café Teatro Zélia Gattai, acontece a performance teatral com leituras Pretas de Castro Alves: “A Voz da Poesia na Reconstrução do Brasil!”, apresentada pela Companhia Beluna de Arte. 

Ainda na sexta-feira, a FLIPELÔ apresenta, às 17h, na Igreja do Rosário dos Pretos, o Sarau da Onça, às 17h. O grupo participa do evento desde a primeira edição. Sandro Sussuarana, poeta e um dosidealizadores do Sarau da Onça, fala da felicidade em participar da feira literária e poder representar uma parcela da população que faz poesias das suas vivências. 

“É uma imensa felicidade em participar e saber que a nossa poesia está sendo vista e de alguma forma valorizada. Todas as vezes que somos convidados a participar de um evento como FLIPELÔ, com alcance internacional é mais uma forma de mostrar o quanto a periferia produz e produz com muita qualidade e profissionalismo, completa o poeta.

No sábado (10), o evento conta com a Narração de historias com vovó Cici, na Galeria Solar Ferrão, às 10h. Já às 14h, no Teatro SESC–SENAC Pelourinho a mesa de debate “(In)visibilidades sociais: a literatura como espaço de vozes historicamente silenciadas” traz a escritora paulista Ana Maria Gonçalves e o baiano Itamar Vieira Junior, com mediação de outra baiana Rosinês Duarte. Sendo que, às 18h, na Casa do Benun terá apresentação musical das VisiOOnárias, uma dupla que produz rap. E às 21h, a atração musical do Largo do Pelourinho é por conta de Gerônimo, Meninos do Pelourinho fazendo um tributo a Irakitan Sá.

O último dia da feira literária, domingo (11), começa com uma roda de conversa musicada de poesia e música negra na Casa do Benin, às 10h, com as presenças de Mateus Aleluia, Chicco Assis e convidados. Ainda na Casa do Benin, às 14h, haverá a performance Fragmento de Minas de Conceição Evaristo com Vera Lopes e Emilie Lapa. Já na Casa Amarela, às 15h, acontece a oficina de Boneca Obayomi com o artista plástico Adilson Passos. 

Mais informações no site do evento: www.flipelo.com.br/

Sair da versão mobile