Evento online promovendo protagonismo das mulheres negras está com inscrições abertas

WhatsApp-Image-2020-07-18-at-12.24.01-PM.jpeg

Julho é o mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Para discutir sobre a luta pelo fim do racismo e discriminação de gênero, nos dias 24 e 25 de julho será realizado o Congresso “Mulheres Negras: entre dororidade e multipotencialidade”. O projeto é executado pela Abayomi Juristas Negras e a Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE e será transmitido na internet pelo canal da universidade Uninabuco-Recife.

O incentivo à diversidade marcam a iniciativa. Haverá intérpretes de libras para que a população surda também possa ter acesso à programação. ”Quando o assunto é inclusão ainda existe muito o que caminhar, mas estamos fazendo a nossa parte e esse público, certamente, será muito bem-vindo”, comentou Manoela Alves, professora, ativista e Presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE.

Composto por painéis de discussões e atrações musicais, o evento já conta com a presença de nomes inspiradores como o da escritora Vilma Piedade – autora do livro Dororidade-, da Juíza Criminal Karen Luise, da Promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz, a cantora Sandra de Sá, dentre outras mulheres negras.

Chiara Ramos, uma das fundadoras da coletiva Abayomi Juristas Negras, explica que “foram anos de apagamento da nossa relevância intelectual, dos nossos saberes ancestrais, agora é hora de ocuparmos os espaços que nos foram negados por séculos”. Ainda de acordo com Chiara, que também é uma das idealizadoras da festa afrofuturista “Enquanto isso em Wakanda”, “Seja na academia, através do ensino e da pesquisa, seja no sistema de justiça, que ainda é majoritariamente branco, seja nas artes, nós resistimos e transformamos as nossas dores em potência”.

O evento é promovido pelo coletivo Abayomi Juristas Negras e a Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE

Negras na magistratura
Conforme censo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, apenas 553 dos 10.782 cargos da magistratura no Brasil são ocupados por mulheres negras. E esse foi um dos principais motivos para a criação da Abayomi Juristas Negras, uma coletiva de afroempreendedorismo social cujo o propósito é combater estrategicamente o racismo estrutural, ofertando capacitação, aperfeiçoamento, empoderamento e treinamento de alta qualidade, a fim de criar condições efetivas de inclusão da população negra em espaços de poder e saber, focando, principalmente, na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro.

O evento conta com a atuação em rede de diversas organizações do movimento negro e com o apoio de diversas entidades públicas e privadas de todo o Brasil. Além do patrocínio da CAAPE, da ANAFE, da AMEPE e de escritórios comprometidos com a prática antirracista, como o Vitor Noé Advogados Associados (RO) e o Queiroz Cavalcanti Advocacia (PE).


Serviço

Datas: 
24/07, das 19h às 21h30.
25/07, das 9h às 18h. 
Inscrições: http://abre.ai/julhodaspretas2020
Instagram: @abayomijuristasnegras e @enquantoissoemwakanda

Deixe uma resposta

scroll to top