Economia do Nordeste do Brasil ficou abaixo do esperado em 2021, diz Banco Central 

pexels-daniel-dan-7624063-scaled-1.jpg

A região nordeste do Brasil foi a única que não cresceu em 2021, ficando com o nível de atividade aquém do observado em 2019 segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), nesta terça-feira, 21. As cinco regiões do país apresentaram recuperação econômica em 2021, sendo que a maioria atingiu os níveis pré-pandemia. No caso dos estados nordestinos, embora o aquecimento de empresas de serviços, comércio e indústria apresentaram queda no último ano, provocado pela redução do poder de compra da população, a região foi impactada pela interrupção (e posterior retorno) do auxílio emergencial às famílias no primeiro semestre. 

Por outro lado, a instituição afirmou que o Nordeste mostrou expansão, no segundo semestre, impulsionado pela volta da mobilidade e retomada das atividades de serviços, especialmente os associados ao turismo. Na avaliação do BC, o dinamismo da economia em 2021 se apoiou no setor de serviços, sobretudo aqueles prestados às famílias com destaque para alojamento e alimentação, mas também transporte, educação e serviços financeiros e às empresas. Mas o comércio e a indústria registraram desaceleração ao longo de 2021, com exceção de produção e distribuição de eletricidade, gás e água. 

Leia também: Preço dos alimentos e da gasolina deve continuar crescendo em 2022 devido a alta da inflação, prevê mercado financeiro

Para este ano, o Banco Central avalia que o crescimento não somente do Nordeste, mas de todo o país, tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária e pela normalização da economia, que segue em curso, particularmente no setor de serviços e no mercado de trabalho. Para a instituição, a retomada econômica, além do impulsionamento da agropecuária deverá movimentar a economia do país e o mercado de trabalho. 

 “Em sentido oposto, atuam a elevação dos prêmios de risco [alta nos juros futuros], relacionada à incerteza acerca do futuro do arcabouço fiscal [dúvidas sobre gastos públicos em ano eleitoral], e o aperto mais intenso das condições financeiras [taxas bancárias em alta]”, informou o BC. 

0 Replies to “Economia do Nordeste do Brasil ficou abaixo do esperado em 2021, diz Banco Central ”

Deixe uma resposta

scroll to top