Curso de yoga africano chega ao Brasil em agosto

532E367D-663E-4D6E-BE6A-AD33C5B2946A.jpeg


O Projeto Kasa de Maat realiza o primeiro curso de formação de instrutores em yoga com base africana do método Yoga Skills da Escola Kemetic Yoga|Chicago-EUA do Mestre Yirser Ra Rotep. Para o público que desejar conhecer melhor essa modalidade, workshops acontecem em São Paulo 6 de agosto, das 18h às 21h, e em Salvador, dia 24 de agosto, das 8h às 14h. 


Sobre a importância de trazer o curso para o Brasil, país com maioria afro descendente, Rosa Natalino, fundadora do Kasa de Maat explica: “Tudo que é originário da África foi renomeado por outras etnias.” Yirser explica que o Kemetic Yoga foi redescoberto na tentativa de definir uma prática que descendentes africanos de todo mundo pudessem se identificar: “Os europeus tentaram negar que o Antigo Egito é uma civilização africana porque contradiz as ideias da supremacia branca.” 


Sobre o yoga africano:

Quando se pergunta sobre semelhanças e diferenças entre as práticas keméticas e indiana, Natalino esclarece que “o objetivo não é comparar, nem colocar como melhor ou pior. É uma questão de resgate da nossa identidade e de ensinamentos de autoconhecimento, autocuidado e autocura ancestrais.” Yirser endossa que “existe um conjunto de histórias e mitologias únicas que ensinam lições sobre o significado da vida e os princípios universais” e complementa que a meditação pode ser usada para estabelecer conexão com os ancestrais africanos, diferente da versão indiana. 

O Yoga com base africana ou Kemetic Yoga – em referência ao nome pré-colonial do sítio hoje denominado Egito – ressurge na década de 70, desenvolvida pelo Dr. Asar Hapi e, posteriormente, por seu discípulo Yirser Ra Hotep, hoje responsável pela única certificação em Kemetic Yoga reconhecida pela organização internacional Yoga Alliance. A pesquisa da prática começou a partir de uma imagem numa cadeira encontrada no túmulo do faraó Tutancâmon de um homem sentando numa pose que hoje faz parte do conjunto de posturas realizado nessa prática ancestral. A partir daí, outras foram identificadas nas paredes de templos. Os adeptos acreditam que esta modalidade era praticada no Vale do Hapi (Nilo) há mais de 3 mil anos a.C.. 

Workshop de Kemetic Yoga em São Paulo com Mestre Yirser Ra Hotep: –  Quando: 06 de agosto, 18 às 21h, – Valor: R$ 30,00 a R$ 80,00 – Onde: Escola Mutungo de Capoeira Angola – Rua Joaquim Machado 214, Lapa – SP      

Workshop “O Legado Cuktural Espiritual AfRaKano de Kemet” em Salvador com Rosa Natalino, Amani Kush, Kofi Fuhara: – Quando: 24 de agosto, 8h às 14h – Valor: 30,00 – Onde: Espaço Humanidades Ossos 21 – Rua dos Ossos, n 21, Santo Antônio Além do Carmo

5 Replies to “Curso de yoga africano chega ao Brasil em agosto”

  1. Mateus L. disse:

    Salve guerreiros da luz! Como funciona as instituições?

    1. Ana Carolina disse:

      Olá Mateus L.. Poderia explicar melhor a pergunta? Se a ideia for, como funcionam as INSCRIÇÕES, o curso no Rio de Janeiro não tem mais vagas, infelizmente, mas há lista de espera para a turma de 2020. Basta contactar o: +55 51 8118-3955 . O workshop em São Paulo, basta contactar o: +55 11 96867-7263. Agradecemos o interesse.

  2. Alexandre Santana disse:

    Como e onde fazer inscrição para o curso aqui em Salvador?

  3. Juli de Matos disse:

    Procurei o endereço do espaço em Salvador (Espaço Humanidades Ossos) e não encontrei… Como faço para proceder a inscrição ou qual telefone para contato para essas informações?

  4. paulo disse:

    Previsão para esses cursos em mais cidades do NE brasileiro? Sou de Recife, tem algum material pra estudar essa prática sozinho? Obg.

Deixe uma resposta

scroll to top
%d blogueiros gostam disto: