Com cantos de rezadeiras, Áurea Martins canta Projota em novo álbum 

aurea_martins_site.jpg

No novo álbum “Senhora das Folhas”, a cantora Áurea Martins dá voz ao rapper Projota através da canção “A rezadeira”, lançada há oito anos pelo músico paulistano no álbum “Força, foco e fé”, de 2014. Esse atual registro fonográfico permite assim uma conexão da octogenária dama do samba-canção com o universo do hip hop. Além disso, neste disco idealizado pela produtora cultural Renata Grecco, a artista carioca de 81 anos registra cantos de rezadeiras, benzedeiras e curandeiras do Brasil, pisando no terreno fértil das miscigenações afro-indígenas com alta carga de ancestralidade.

Foto: Divulgação

Com 11 músicas, o disco inclui um canto da etnia Parakanã do Pará, “Araruna”, sobre o qual Áurea interpreta o poema “Vô madeira”, da poeta Julie Dorrico, da etnia Macuxi. O trabalho chega ao mundo digital em 8 de Março, no Dia Internacional da Mulher, em sintonia com o fato do repertório louvar o poder curador feminino, além de uma edição física em CD. O novo álbum “Senhora das Folhas” foi viabilizado através de recursos financeiros obtidos no edital Natura Musical. 

Leia também: “Viradão” em homenagem ao Dia da Mulher Sambista começa nesta terça-feira

Áldima Pereira dos Santos, mais conhecida como Áurea Martins, é uma das maiores cantoras do Brasil. Nascida em 13 de junho de 1940 no bairro carioca de Campo Grande, na Zona Oeste, Áldima se transformou em Áurea Martins na primeira metade da década de 1960, por iniciativa de Mário Lago (1911 – 2002) e de Paulo Gracindo (1911 – 1995), ator e radialista que levou a então emergente crooner para a Rádio Nacional. Ao longo de mais de 50 anos de carreira acumulou prêmios importantes da nossa música e álbuns aclamados pela crítica especializada. Com seus talento e repertório marcantes, aliados a sua conhecida generosidade, Áurea Martins é uma das figuras mais respeitadas entre intérpretes, músicos e outros profissionais da cultura.  
 

Deixe uma resposta

scroll to top