“Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém”. Justiça avalia punir Grêmio por cantos racistas em jogo

gremio.jpg

????????????????????????????????????

Baseado nas imagens que circulam pelas redes rociais, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) avalia abrir denúncia contra o clube tricolor, que entoou cânticos racistas chamando os rivais de “macaco” em partida contra o Internacional, na quarta-feira, 10. Já o Grêmio emitiu uma nota de repúdio à atitude, mas não cobrou punição à própria torcida. O jogo terminou com a derrota dos gremistas por 1 a O pelo jogo válido pelo Campeonato Gaúcho. 

Foto: Reprodução Redes Sociais

O Grêmio ainda pode receber punição por causa de seus torcedores pelo ocorrido no estádio Beira-Rio, casa do Inter. Em coro no espaço dedicado aos visitantes, os torcedores cantaram: “Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém.” O clube usou suas redes sociais para lamentar o ocorrido e repudiar o ato discriminatório, mas muitos torcedores colorados queriam que o Grêmio se comprometesse a identificar os “racistas” e bani-los dos estádios. 

Leia também: Fluminense é absolvido de acusação de racismo contra Gabigol e Flamengo é punido por homofobia

“O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade.”, afirma o comunicado gremista. 

Conforme define a Lei Nº 7.716/89, que criminaliza o racismo no Brasil, o preconceito racial deve sempre ser denunciado. A legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores. A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

2 Replies to ““Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém”. Justiça avalia punir Grêmio por cantos racistas em jogo”

  1. MAURICIO MACHADO GALVAO disse:

    o time conhecido como colorado é o internacional, o Gremio é conhecido como tricolor gaucho…

    1. Igor Rocha disse:

      Bom dia, Maurício.
      Agradecemos seu alerta e já editamos a matéria. Abraços!

Deixe uma resposta

scroll to top
%d blogueiros gostam disto: