Blogueiras Negras, Revista Afirmativa e Notícia Preta criam consórcio de comunicação

WhatsApp-Image-2021-05-03-at-21.14.18.jpeg

Equipe da Revista Afirmativa comandada por Alane Reis

Três veículos de comunicação comandados por mulheres negras lançaram nesta semana o ‘Consórcio Bará’. Juntas Revista Afirmativa, Blogueiras Negras e Notícia Preta possuem articulação em todo território brasileiro, e há cerca de 2 anos seguem em diálogo estratégico para pensar soluções colaborativas de sustentabilidade. O objetivo do Consórcio Bará é produzir e comercializar dados sobre as mais diversas questões sócio-políticas do Brasil e América Latina, analisadas a partir do olhar interseccional, com destaque para as experiências de raça, classe, gênero, identidade de gênero, sexualidade, território, capacidades físicas, e outras minorias sociais. Estas pesquisas serão realizadas a partir da metodologia do Jornalismo de Dados combinada às mais diversas metodologias de pesquisa das ciências sociais e ciências sociais aplicadas.

“Esse consórcio vai mudar a trajetória do jornalismo de dados no Brasil, visibilizando não só as mulheres negras, mas todo o conjunto de pessoas minorizadas nesse país”, diz Larissa Santiago, coordenadora de Blogueiras Negras.

Equipe das Blogueiras Negras

Alane Reis, editora-chefe da Revista Afirmativa, explica que o Consórcio Bará trabalhará com dados socioeconomicos e poíticos a partir de uma análise interseccional: “Quem trabalha com comunicação sabe da escassez de dados racializados e interseccionais, nas questões sociais brasileiras – problema agravado durante a pandemia da covid-19. Compilar esses dados é importante para que possamos ter uma maior percepção do que acontece no país e, a partir daí, propor novos caminhos”.

Thais Bernardes em reunião com equipe do Noticia Preta

Para Thais Bernardes, editora-chefe do Notícia Preta, o projeto une não apenas três portais de comunicação, mas sim profissionais de todo o Brasil: “Dispomos de uma equipe diversa formada por jornalistas, publicitários, gestores sociais, empresários, doutorandos, mestres e mestrandos da Comunicação e outros campos das Ciências Sociais. Nossa equipe é de maioria negra e feminina, dedicada à formação acadêmica que parte do princípio que os lugares de fala são potências a serem exploradas nas pesquisas das ciências sociais”.

O Consórcio Bará foi apresentado ao Google News Iniciative e está em busca de outros financiamentos. Empresas e investidores que tiverem interesse em apoiar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail : consorciobara@gmail.com

Deixe uma resposta

scroll to top