Atletismo do Rio funda nova federação e elege Robson Maia presidente

unnamed.jpg

O atletismo do Rio de Janeiro deu um passo a frente e de maneira decisiva para superar os problemas que há muitos anos assolam a modalidade esportiva fluminense. Quinze clubes reuniram-se em Assembleia Geral e fundaram a Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt). A nova entidade nasce diante de enormes desafios tem como finalidade assumir a representação institucional do atletismo do Rio de Janeiro junto a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e iniciar uma jornada de resgates, organizações e realizações ancoradas nas boas práticas desportivas. A ousada iniciativa consagrou os ex-atletas Robson Maia (presidente), e Jorge Archanjo (vice-presidente), como gestores da FERAt para o exercício 2021-2024.

Composta pelos ex-atletas, o advogado Aílton Moraes Gonçalves Barros (presidente), a pedagoga Marilette Oliveira Casale (vice-presidente), e o jurista Fábio de Souza Peragene (secretário), a Comissão Eletiva conduziu com sucesso todas as etapas do edital de fundação da FERAt.

Foi um evento digno da importância do tema. Por mais de três horas de reunião os representantes de clubes e candidatos à presidência da FERAt debateram a minuta do Estatuto Social, documento base de toda organização constituída com personalidade jurídica.

Representatividade

Um dos desafios imprescindíveis dos eleitos será reconduzir o atletismo do Rio de Janeiro à uma agenda consistente que permita aos atletas, técnicos, árbitros, clubes e parceiros atuarem como protagonistas e usufruir de um ambiente inspirador e coletivo.

Começando praticamente do zero a nova federação está estruturada dentro dos atuais conceitos de gestão e transparência da Lei Pelé. Tanto que instituiu como um dos poderes da FERAt o Conselho de Administração, colegiado que acolhe junto a presidência, os representantes dos atletas e treinadores e árbitros.

Os Eleitos

Atletas de provas diferentes mas da mesma geração o ex-velocista Robson José Maia da Silva compõe com o ex-saltador de altura Jorge Archanjo a presidência da FERAt.

Fora das pistas a Comunicação foi o fio condutor da trajetória de ambos e reforçou a similaridade de ideias sobre a renovação que o atletismo fluminense merece vivenciar. Robson Maia construiu sua vida atrás das lentes. O jornalista viveu e registrou por muitos anos a Amazônia.

Formado em Cinema faz do audiovisual sua forma de expressar o vínculo com o atletismo. Os projetos A Cor da Vitória e Documenta Atletismo, ambos direcionados a preservação de memória, têm a sua assinatura.

Luz, câmera ação! Na caminhada de Jorge Archanjo este ‘sobe som’ muito comum nos sets de filmagens vai além do clichê. Ao ouvir o comando do diretor de cena o profissional de educação física e treinador de atletismo atua com desenvoltura como dublê profissional. Seu sucesso diante das câmeras o projetou a coordenador de dublês em cenas de ação e pelo desempenho a assumir o cargo de CEO da planet stunts brasil, empresa consolidada no ramo.
Ao assumirem a presidência da FERAt os desportistas ratificam o valor do esporte como plataforma de oportunidades e transformação social.

Uma Pista Para o Futuro

Coordenado por Robson José Maia da Silva, Jorge Archanjo e Nelson Rocha dos Santos o grupo de gestão esportiva Uma Pista Para o Futuro ampliou sua interlocução em defesa da FERAt. Ao longo da caminhada conquistou o apoio e adesões de Weldon Maranhão Massi, Valmir Fausto Araújo, Michele Barreto, Érica Roberta, Marta Marcusso, Romeu Emidgio, Ione Campello e Creuzimar Gomes, dentre outros.

O projeto da nova federação nasceu em 2015, num momento o qual a perspectiva era vaibilizar uma candidatura às eleições da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ). Porém, após o conhecimento de informações sobre a situação fiscal e trabalhista da referida entidade, a proposta em fundar uma nova representação emergiu.
Já em 2020, a partir do segundo semestre, inúmeras reuniões presenciais, pela internet, debates e tratativas evoluíram até 27 de março de 2021, data consagrada para este novo capítulo do atletismo do Rio de Janeiro.

0 Replies to “Atletismo do Rio funda nova federação e elege Robson Maia presidente”

Deixe uma resposta

scroll to top