Após fraudar sistema de cotas no concurso do INSS servidor é exonerado

fraudecotas.jpg

Fotos de Lucas Soares Fontes em documentos oficiais apresentam imagem diferente da foto que ele entregou no concurso do INSS (à dir)

Lucas Soares Fontes, de 24 anos, foi exonerado do cargo de Técnico em Seguro Social do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Juiz de Fora. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10). A demissão do homem que se pintou com tinta escura para se passar por negro ocorreu após investigações internas e da Polícia Federal (PF) sobre o fato de ele ter forjado características físicas como se fosse negro para ser aprovado por cotas raciais em um concurso público em 2016.

Lucas é branco de olhos claros, mas nas fotos apresentada durante o concurso e durante a investigação, ele se aparece com uma com a pele pintada e lentes de contato preta.

Fotos de Lucas Soares Fontes em documentos oficiais apresentam imagem diferente da foto que ele entregou no concurso do INSS (à dir)

Esta não é a primeira vez que o rapaz se utiliza indevidamente, e despudoradamente, do sistema de cotas. Ele cursou Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também ingressou pelo sistema de cotas destinados a alunos negros ou pardos. Na UFJF o fraudados estudou até o segundo semestre da 2017.

Após se formar, com a aprovação no concurso, o rapaz foi encaminhado para trabalhar na Agência do INSS em Além Paraíba, em 2017. Em janeiro de 2019, ele foi transferido para agências em Juiz de Fora.

De acordo com a nota da assessoria do INSS, o caso envolvendo o ex-servidor foi “pontual e, quando de conhecimento do Instituto, foi devidamente apurado internamente e providenciada a exclusão do candidato do concurso”.

0 Replies to “Após fraudar sistema de cotas no concurso do INSS servidor é exonerado”

Deixe uma resposta

scroll to top