Após episódio de racismo na Ucrânia, William cobra entidades: “Federação não se pronunciou”

willian-chelsea-2019_kio7skf3z3mj1xrlf33lcyhvd.jpg

TOPSHOT - Chelsea's Brazilian midfielder Willian celebrates after scoring their second goal during the first leg of the UEFA Europa League round of 16 football match between Chelsea and Dynamo Kiev at Stamford Bridge stadium in London on March 7, 2019. (Photo by Glyn KIRK / AFP) (Photo credit should read GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

No último final de semana, Taison e Dentinho, jogadores do Shakhtar Donetsk, sofreram atos racistas vindos da torcida adversária. O caso ainda repercute.

William, atual Chelsea e ex-jogador do Shakhtar, lamentou, em coletiva, o episódio de racismo sofrido pelos jogadores do Shakhtar Donetsk, no último domingo. O atacante disse que também foi vítima de ofensa quando jogava pelo time e pede por mudança. 

William é ex jogador do clube ucraniano e passou por situações semelhantes – Foto: AFP via Getty Images

Durante as entrevistas, William cobrou respostas de entidades. Para ele, os jogadores possuem limites em suas reações [referências às atitudes tomadas por Taison que respondeu as ofensas com gestos e chutou uma bola em direção da arquibancada], mas a responsabilidade deve ser dividida com os dirigentes. E ainda disse mais: “Federação não se pronunciou”. 

“É mais um episódio triste que acontece no futebol. Nós, jogadores, o que está ao nosso alcance a gente faz, a gente procura fazer para que isso acabe. Mas a responsabilidade maior é das entidades, das federações. Eles têm que se pronunciar nessas situações”, alertou o meia atacante do Chelsea. 

William ainda completou pedindo punição aos envolvidos. “Teve essa situação ontem e a federação ucraniana não se pronunciou. Então, situações como essa eles têm que se pronunciar, tem que ter a punição para que isso acaba de uma vez por todas. A gente fica triste e espera que isso possa acabar o mais rápido possível”, disse o brasileiro. 

Taison desabafa nas redes sociais

O atacante do Shakhtar, Taison, que acabou expulso após responder com gestos obscenos e chutar a bola em direção da arquibancada, publicou em seu instagram a foto do momento em campo e a utilizou como símbolo de resistência. 

Print da postagem do jogador brasileiro no Instagram – Redes Sociais

“ Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor… “. Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível ! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento ! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar ! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade ! O meu papel é lutar , bater no peito , erguer a cabeça e seguir lutando sempre ! ✊🏿 Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista ! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito ! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio ! Seguimos a luta …✊🏿 Net rasizmu”. 

Shakhtar se pronuncia

Em nota, o clube ucraniano repudiou as atitudes dos torcedores do Dínamo de Kiev. “O Shakhtar se opõe categoricamente a qualquer manifestação de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância. Não pode haver justificativa para aqueles que insultam com base em raça, crenças religiosas ou políticas. Esse comportamento é inaceitável nos países civilizados e nos campeonatos de futebol. “ 

O clube finalizou a nota oficial com uma cobrança de punição. 

“O Shakhtar é uma grande família de jogadores de futebol, para quem esses incidentes humilhantes trazem dor e decepção. Condenamos esse comportamento dos torcedores, sempre apoiaremos e protegeremos nossos jogadores. Pedimos às autoridades do futebol e aos clubes que parem o racismo nos estádios”. 


1 Reply to “Após episódio de racismo na Ucrânia, William cobra entidades: “Federação não se pronunciou””

  1. Rodrigues disse:

    O jogador tem que pegar um pouquinho do dinheirão que ganha, pagar um advogado para representar contra os criminosos disfarçados de torcedores e ao clube pelo qual eles fingem que torcem!

Deixe uma resposta

scroll to top
%d blogueiros gostam disto: