Ações do Carrefour Brasil caem mais de 5% nesta segunda-feira

carrefour.jpg

O mercado reagiu nesta segunda-feira (23) à repercussão da morte de João Alberto de Freitas, espancado até a morte por dois seguranças brancos no supermercado em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra. Beto foi enterrado no último sábado (21).

Após uma sexta-feira em que fecharam em leve alta, as ações do Carrefour foi expressiva, chegando a cerca de 7,06%, destoando do dia de alta do Ibovespa.

No mesmo dia em que Beto foi enterrado, o Carrefour Brasil informou que as vendas do dia 20 de novembro das lojas Carrefour Hipermercados serão doadas para entidades ligadas à causas antirracistas.

O presidente do Grupo Carrefour no Brasil, Noel Prioux, declarou em horário nobre da TV que: “O que aconteceu na loja do Carrefour foi uma tragédia de dimensões incalculáveis, cuja extensão está além da minha compreensão como homem branco e privilegiado que sou. Então, antes de tudo, meus sentimentos à família de João Alberto e meu pedido de desculpas aos nossos clientes, à sociedade e aos nossos colaboradores”. Na sexta, ele havia afirmado no Twitter que haveria uma “revisão completa no treinamento” oferecido pela rede.

O MPF (Ministério Público Federal) defendeu, na ultima sexta-feira (20), que o Carrefour adote medidas de compliance em toda a rede para combate ao racismo, e que a família de João Alberto Freitas seja indenizada.

Funcionárias se contradizem em depoimento

Duas funcionárias do Carrefour deram depoimentos contraditórios à polícia na investigação sobre a morte de João Alberto. Uma fiscal, à qual Beto teria acenado enquanto ainda estava no caixa com a esposa, disse à polícia, na condição de testemunha, que nunca o tinha visto e que não entendeu por que ele estava agindo daquela maneira.

Já Adriana Alves Dutra, a agente de fiscalização que aparece no vídeo pedindo que as imagens não fossem gravadas e que é considerada investigada pela polícia, disse que a colega relatou para ela que Beto teria tido atrito com outros funcionários em outras ocasiões.

Aa informações foram divulgadas pelo portal UOL, que teve acesso ao depoimento.

Deixe uma resposta

scroll to top