70 parlamentares se comprometem em protocolar projeto que cria ‘Dia Marielle Franco’ contra violência política

projeto que cria Dia Marielle Franco

Foto: Reprodução/ Anistia Internacional

Ação articulada pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela família da vereadora, é o primeiro pacote legislativo da ‘Agenda Marielle’. Já são mais de 70 parlamentares, em 45 cidades pelo Brasil, comprometidos em protocolar o projeto que cria ‘Dia Marielle Franco’.

O pacote proposto consiste no protocolo dos 12 projetos de lei apresentados por Marielle, no Rio de Janeiro, antes de ser brutalmente assassinada em 2018. A ideia é que eles sejam multiplicados em outras cidades, adaptando a partir das suas realidades; e 1 projeto que cria no dia 14 o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas.

parlamentares se comprometem em protocolar projeto que cria Dia Marielle Franco
parlamentares se comprometem em protocolar projeto que cria ‘Dia Marielle Franco’

De acordo com Anielle Franco, diretora executiva do Instituto, “esta é uma forma de mantermos o legado político da minha irmã vivo! O Instituto realiza essa ação nacionalmente para enviar uma mensagem sobre a importância do “fazer Marielle” na política, além do pacote legislativo, enviamos um modelo de discurso para que as vereadoras possam falar na tribuna e ecoar uma só voz sobre a importância de levar esse legado adiante“, explicou Anielle.

Tanto a ação da Agenda Marielle Franco como o #PlantandoSementes são ações que estão totalmente ligadas à razão de ser do Instituto Marielle Franco, que tem como missão potencializar mulheres negras, LGBTs e periféricas e se baseia nos pilares de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes de Marielle.

Instituto Marielle Franco

O Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, com a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.

Deixe uma resposta

scroll to top