Universidade Estadual do Ceará, estreia Exposição Mulheres Negras nas Ciências.

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Universidade Estadual do Ceará, estreia hoje (07) a Exposição Mulheres Negras nas Ciências.

Exposição Mulheres Negras nas Ciências nasce de um esforço coletivo de diversas mãos, olhares, sentimentos e sugestões para enfrentar a narrativa histórica hegemônica que tem colocado os homens e brancos como os grandes produtores de conhecimentos de diversas áreas das Ciências. A sua 1ª edição será entre os dias 7 a 14 de agosto, no Corredor Central da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi, em Fortaleza.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Drº Nivaldo “Caju” Léo-Neto, a exposição partiu das seguintes provocações: “Cientista: homem, branco, inteligente, sério, vestindo jaleco, trabalhando dentro de um laboratório realizando pesquisas. Quem nunca imaginou um cientista desse modo? Quem nunca viu uma imagem assim descrita em um livro de biologia, química e/ou Física?  A quem é dado o direito de ser visto como o grande produtor de conhecimento científico na história das ciências? Por que diversas mulheres negras das ciências são invisibilizadas e excluídas como produtoras de conhecimento científico?”.

Através de conceitos das ciências, apresentamos temáticas que tratam a diversidade dos seres humanos em relação a cor de sua pele e ao tipo de cabelo, percebendo que isso não diz quem é bom ou ruim. Para tanto, “serão apresentadas as Histórias de Vida de Mulheres Cientistas Negras, bem como, uma instalação com fotos enviadas por estudantes mulheres (cis ou trans) dos cursos de Ciências Naturais da UECE sobre a representatividade da mulher negra em espaços de produção de conhecimento”, compartilha Profº Nivaldo “Caju” Léo-Neto, coordenador do evento.

Os materiais criados constituirão o acervo do curso de Ciências Biológicas da UECE, servindo como elementos para a atividades práticas e estágios nas escolas cearenses. Com isso, “colaboramos como uma educação antirracista através do Ensino de Ciências e Biologia, bem como, a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para a Lei 10.639/03 (atualizada posteriormente pela Lei 11.645/08)” complementa o coordenador do evento.

Serviço

Exposição Mulheres Negras nas Ciências

Quando? De 7 a 14 de agosto de 2019, de segunda à sexta feira, das 8h às 22h

Onde? Corredor Central da Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi, Fortaleza.

Endereço: Avenida Doutor Silas Munguba, 1700, Fortaleza – CE.

Entrada gratuita

APOIO-SITE-PICPAY

Tilson Nunes Mota

Jovem negro, nordestino, candomblecista, homossexual e estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.