Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger inclui a categoria ancestralidade e representação

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, está com inscrições abertas até dia 30 de maio. A novidade desta sétima edição é a inclusão da categoria “Ancestralidade e Representação”, que passa a fazer parte do projeto juntamente com “Fotografia Documental” e “Inovação e Experimentação”. Podem concorrer ensaios fotográficos autorais com abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro.

Foto: Pierre Verger

Com o objetivo de incentivar e valorizar trabalhos fotográficos inéditos do cenário nacional e traz nova categoria para ensaios que refletem sobre reconstrução histórica acerca da ancestralidade e suas representações, o prêmio já recebeu mais de 100 inscrições. Serão premiados três fotógrafos, um em cada categoria, que irão receber o valor de R$ 30 mil. Além dos três premiados, serão selecionados mais 12 inscritos para compor a Exposição Coletiva e o Catálogo no Prêmio.

“O grande diferencial desta edição é a incorporação desta categoria que representa o grande discurso de Pierre Verger”, disse Renata Dias, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As imagens em preto e branco do fotógrafo Pierre Verger, homenageado com este prêmio, poderão servir de inspiração para a Categoria 1 – Ancestralidade e Representação. Além de fotógrafo, Pierre Verger foi etnólogo e é considerado um dos principais antropólogos e historiadores da cultura brasileira, sobretudo, da ancestralidade africana presente na constituição do país.

Foto: Pierre Verger

Inscrição – A primeira etapa da inscrição é online através da página de editais do site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br. Em seguida, o candidato deve enviar à Funceb, em meio físico e envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias devem ter no máximo formato 20×30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato.  

Serviço:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019
Mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Gratuito

Daiane Oliveira

Jornalista, baiana, blogueira e aprendiz da escrevivência.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: