Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger inclui a categoria ancestralidade e representação

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, está com inscrições abertas até dia 30 de maio. A novidade desta sétima edição é a inclusão da categoria “Ancestralidade e Representação”, que passa a fazer parte do projeto juntamente com “Fotografia Documental” e “Inovação e Experimentação”. Podem concorrer ensaios fotográficos autorais com abordagens de caráter histórico ou etnográfico brasileiro.

Foto: Pierre Verger

Com o objetivo de incentivar e valorizar trabalhos fotográficos inéditos do cenário nacional e traz nova categoria para ensaios que refletem sobre reconstrução histórica acerca da ancestralidade e suas representações, o prêmio já recebeu mais de 100 inscrições. Serão premiados três fotógrafos, um em cada categoria, que irão receber o valor de R$ 30 mil. Além dos três premiados, serão selecionados mais 12 inscritos para compor a Exposição Coletiva e o Catálogo no Prêmio.

“O grande diferencial desta edição é a incorporação desta categoria que representa o grande discurso de Pierre Verger”, disse Renata Dias, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As imagens em preto e branco do fotógrafo Pierre Verger, homenageado com este prêmio, poderão servir de inspiração para a Categoria 1 – Ancestralidade e Representação. Além de fotógrafo, Pierre Verger foi etnólogo e é considerado um dos principais antropólogos e historiadores da cultura brasileira, sobretudo, da ancestralidade africana presente na constituição do país.

Foto: Pierre Verger

Inscrição – A primeira etapa da inscrição é online através da página de editais do site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br. Em seguida, o candidato deve enviar à Funceb, em meio físico e envelope lacrado, os ensaios fotográficos a serem inscritos, devidamente identificados com o nome do autor, técnica e título, sendo este último opcional. As fotografias devem ter no máximo formato 20×30 centímetros, impressas em material de preferência do candidato.  

Serviço:
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Inscrições: até 30 e maio de 2019
Mais informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Gratuito

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.